quarta-feira, 3 de setembro de 2008


"Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz." (juramento do biólogo)


"Como compreender um biólogo...

Tenha paciência ao caminhar com ele na rua. É provável que ele faça paradas freqüentes...sempre há uma formiga carregando uma folha gigantesca nas costas ou uma samambaia disposta de uma forma estranha num buraco do muro. Ele acha isso incrível!!! Toda vez que voces entrarem em qualquer assunto que envolva a área dele, ele se empolgará. Finja que presta atenção no que ele diz. Finja que está entendendo também.
Entenda que o conceito de beleza de seu amigo biólogo é um tantinho diferente do seu. Sapos verdes, gosmentos e verruguentos são lindos. Escorpiões, aranhas, opiliões (hein??), são todos lindos.

Tente não vomitar quando ele te mostrar as fotos da última necropsia feita num golfinho. Simplesmente ignore quando o encontrar de quatro, agachado sobre o musgo... e faça o possível para que ele não te veja, pois uma vez que isso acontecer ele começará o discurso em biologuês: 'São briófitas! São as plantas mais primitivas! Você acredita que elas não têm nem vasos condutores? E elas ainda dependem da água para a fecundação e...' É provável que ele prefira ir para o congresso de Mastozoologia ao invés daquela viagem romântica. Você quer ajudá-lo? mostre que há outras coisas no mundo, por exemplo... convide-o para ir a um museu de arte. Ou a um grupo de discussão sobre literatura. Ele terá tendência a chamar pinheiros de gimnospermas. E a pinha (de onde vem o pinhão) de estróbilo. Não, ele não é um maníaco suicida se decidir entrar numa jaula para mergulhar com tubarões-brancos. Mas também não deve estar em seu juízo perfeito. É melhor você assistir filmes como 'A Era do Gelo e Procurando Nemo' com amigos que não sejam biólogos. Caso contrário, você ouvirá, durante o filme: 'ah, mas baleias não têm essa conexão entre a boca e o nariz, o Marlin e a Dori nunca poderiam ter saído pelo nariz dela!' E quem se importa??"

(desconheço o autor, recebi por email... Mas é tudo verdade! =P)
-------------


A amiga "quase-bióloga" aqui está atolada de coisas para fazer, por isso perdoem a passagem relâmpago e o post pouco original. Mas eu simplesmente não poderia deixar o dia passar em branco. Parabéns pra mim! =D

12 comentários:

Adriano Caroso disse...

Na verdade, acho que todo profissional é assim. Guardando as particularidades de cada profissão, é claro. Provavelmente nunca vamos ver um matemático de quatro por um musgo, ou um economista chorando ao contemplar o desabrochar de uma flor. Para mim, este post só mostra a incrível sensibilidade que possues. Pena não saber o autor(a) para dar o devido crédito. Parabéns!

Leandro Neres disse...

hahahaha
Nossa, e nem pra mim te dar os parabéns? Putz, q mancada!!! kkk
Gostei do post, achei q fosse teu uhahuahuahuaa
Q filme mesmo vc tava assistindo? =p
huauhaa
Parabéns, sucesso aí na tua profissão, hj vejo a biologia com outros olhos e acho maravilhoso este universo...
Tudo de bom! uai! =p
Bjss!!!
Leandro

Du disse...

Parabéns!!!

E viva a biologia!\o/

Su disse...

Parabéns, Loren!!

Bjus

\o/

DrummerChick disse...

Parabéééns atrasado, Ló! Eu num tive como postar mas me lembrei de você, viu? Tenho uma porção de amigos biólogos! ^^

E você tá linda na foto do poster!

Du disse...

E você tá linda na foto do poster![2]

disse...

Como você é linda!

Parabéns pelo seu dia meio atrasadinho, mas tudo bem.
Que Deus te abençoe filha!

Concordo com a Du você está muito linda!

Beijos!

disse...

Como você é linda!

Parabéns pelo seu dia meio atrasadinho, mas tudo bem.
Que Deus te abençoe filha!

Concordo com a Du você está muito linda!

Beijos!

tiago.augusto disse...

atrasado, mas vale, oras...

Parabéns pra nóis!!! \o/\o/\o/
e onde vc arrumou esse juramento???? nunca q eu imaginava q a gente tb tinha um! huahauahuahau

Francine Esqueda disse...

Olá!? Como está o fim de semana!??
Como passou seu dia de Biologa?? Parabéns, viu querida!?... Essa coisa de biologia é realmente para quem tem estomago! Minha irmã que sonhava em ser bióloga marinha desistiu no segundo ano!... Trauma de mandrovas e lesmas... Eca!
Obrigada por todos seus comentários! Bom demais compartilhar idéias e aprender um pouco mais com essas "viagens"!
Tem mais terapia lá em casa pra nóis!!! Amo quando vc as comenta!
Desculpe minha ausencia! A culpa é sempre desse tempo... que me falta, falta e falta... Estou correndo, trabalhando, estudando e pesquisando, mas sempre com saudades daqui e louca pra visitar os amigos!
Beijos

Éverton Vidal disse...

Nossa! Quer dizer que é assim é? Biólogo é ter uma vida cheia de estróbilos, opiliões e formigas carregando folhas gigantescas de samambaia nas costas?

É sério, achei uma profissão muito interessante. Exige muito de amor também né? Amor pelos animais... que sao tao maltratados pelos hoemns.

Entao Lorena, parabéns! Parabéns ao quadrado!

Bj. Inté!

Agda Gabriel disse...

Parabéns Lorena...atrasado! Feliz dia do biólogo pra vc.