quarta-feira, 2 de abril de 2008

Idéias verdes.

Eu queria hoje primeiramente agradecer a todos os comentários legais sobre o post passado e o artigo da Super que eu postei. Os comentários positivos em relação a esse tema me fizeram pensar mais a fundo em umas idéias que eu tenho há muito tempo, que é fazer um blog sobre divulgação científica. Aliás, minha primeira idéia para blog surgiu exatamente por meio de leitura desse tipo de material, e de perceber a importância desses meios de divulgação para a sociedade entender o que se passa no mundo das ciências. O mais legal de tudo foi que hoje à tarde eu fiquei sabendo de uma mesa redonda, promovida pela In Bio(Empresa Júnior de Biologia) que vai acontecer no prédio da Biologia, aqui na UFV, exatamente sobre esse tema. O encontro vai ser segunda-feira, dia 07/04, às 18:30 na sala 207 (para os que tiverem oportunidade de ir, sendo que dos meus leitores mais freqüentes somente o Tica é daqui, então só ele terá a real oportunidade =P).

É legal explicar o que é realmente a divulgação científica e como ela se dá. Algumas pessoas pensam que sites de divulgação científicas são chatos, de difícil acesso, cheio de termos técnicos e difíceis, totalmente desinteressantes. A verdade é o oposto: os blogs que se propõem a fazer esse tipo de trabalho usam uma linguagem comum e fácil, e ajudam a levar para a população leiga as informações que são divulgadas em meio científico. Na minha opinião, é serviço de utilidade pública e dever da comunidade acadêmica levar essas informações a to
do mundo fora dela de forma fácil e acessível, disponibilizando, dessa forma, conhecimento e tecnologia que podem ajudar a melhorar a vida das pessoas. É uma forma de "popularizar" a ciência, fazer com que ela se torne corriqueira, e não um "bicho de sete cabeças" que ninguém entende como funciona (que é o que se tem feito dela, até então).

Bom, ainda não sei o que vou fazer com essas idéias, mas não quero deixá-las morrer, por ser uma vontade grande minha. Assim que estiver com tudo pronto eu faço a divulgação do blog por aqui. E, enquanto isso, toda quarta-feira vou disponibilizar textos e artigos legais dentro do tema, que eu for encontrando por aí. Espero estar fazendo a minha parte, e que vocês apreciem. =)
---------------

A cartilha do bota-fora

Como jogar fora os produtos que podem poluir o planeta, sem agredir o meio-ambiente?

Por Priscilla Santos




Revista Vida Simples - 10/2007

Um comentário:

tiago.augusto disse...

o/
Também tô cheio de "idéias verdes" =D
agora é só fazer algo útil com elas.
e eu vi o folder da InBio lá, ia até comentar contigo... =P
bjo!