"patience" de sarah bainga
"Cada vez acho tudo uma questão de paciência, de amor criando paciência,de paciência criando amor."
Às vezes, quando fico extremamente sem paciência por conta de alguma coisa, me lembro dessa frase da Clarice. Amar é ter paciência, paciência com os outros e com o mundo. É esperar com calma pelo que vai acontecer, é crer que as coisas vão acontecer da melhor forma possível, mesmo quando parece que está tudo dando errado. Paciência é uma virtude, mas também é construção e auto-crítica, é suportar as dificuldades e reavaliar comportamentos. E aí eu lembro daquela música do Lenine...
"Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara..."
E eu me pergunto, então, se é tão rara, por que desperdiçá-la com intolerância e desafetos, não é mesmo? Eu não, eu prefiro ter a minha boa e velha paciência ao meu lado, aceitar com resignação certos infortúnios, com a esperança de que o sol volta a brilhar logo, logo. E amar o mundo com todos os seus males, e nesse amor perceber que as diferenças existem apenas para desenvolvermos nossa capacidade de tolerância. Amar mesmo aqueles que nos tiram do sério, aqueles que nos roubam a calma e nos impacientam de alguma forma... E perceber que nessa luta de contrários é que está a beleza da construção do sentimento. Porque como já dizia Clarice: "Pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. "
------
Escrito em: Abril/2008
8 comentários:
Paciência, um exercício de sabedoria.
O Leandro disse o que eu ia dizer ..
É uma virtude que preciso aperfeiçoar muito ainda ..
Beijo, Lô !!
Ow, flor, obrigada pela intenção! Eu vou comprar pela net.
E paciência eu tenho - só que ela é seletiva, sabe? ^^
Eu preciso mtoo exercitar a minha paciência...
Nem vale né Lorena, vc é a paciência em pessoa, nunca vi! rss.. Mto calma!! hehe...
Ah.. o textinho tá la!
Beijooooos
Paciência é o instrumento de ensino do sábio. Paciencia é aprimoramento, e é indispensavel nos dias de hoje, em todas as circunstancias.
Beijos
Tem um tempo já que Deus tá me ensinando sobre paciência.. Sabe aquela pessoa agitadíssima, perfeccionista, que fala tão rápido que mal se entende? Pois é, era eu! :$
A paciência do oleiro ao transformar o barro.. =D
Lindo texto, Lóris!!
p.s. você tem meeeeesmo um semblante paciente.. ;)
Amiga, vc acredita que eu nunca li Clarice? Me dá uma dica. Por qual livro devo reparar este erro estúpido?
"Pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. "
Nem precisa dizer mais nada, né?!
Amei esse post. Senti que você escreveu com a alma.
Postar um comentário